Quais os benefícios da aposentadoria?
Este é um tema que gera algumas dúvidas e pensando nisto em parceria com a MK Associados, um escritório de advogados em Jaraguá do Sul, pensando em criar um conteúdo simples e objetivo para lhe auxiliar. Vamos lá?
A aposentadoria é considerada um seguro social que tem a função de suprir as necessidades do segurado na velhice. Não somente os idosos podem usufruir desses benefícios ofertados pelo INSS, existem outros benefícios além do benefício de aposentadoria, como por exemplo: auxilio reclusão, salário maternidade, auxilio doença, aposentadoria por incapacidade total ou permanente e também o benefício do BPC, o qual visa auxiliar pessoas de baixa renda que não possuem a qualidade de segurado.
Em todos os casos de benefícios, independente se de aposentadoria ou não, é recomendado que o segurado interessado em solicitar, entre em contato com um escritório de advocacia, a fim de se consultar com um advogado previdenciário.
Este profissional tem amplo conhecimento na área e poderá lhe orientar e esclarecer quais são os passos necessários para ter sucesso na concessão do benefício. Quando falamos por exemplo em pedido de aposentadoria, caberá ao interessado apresentar toda a documentação pertinente que demonstre que laborou durante o período que a lei determina.
Ainda, em casos de aposentadoria rural, com tempo de roça por exemplo, o interessado deverá apresentar certidões rurais e demais documentos probatórios, ainda, estará sujeito a participar de audiência com a oitiva de testemunhas que comprovem o tempo de roça quando for necessário.
Por situações como esta, é importante que o interessado esteja acompanhado de um advogado de aposentadoria com referência na área do direito previdenciário.
QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR A APOSENTADORIA?
Quando falamos em solicitação de aposentadoria, é importante que, antes disso, o interessado tenha se consultado com um advogado de aposentadoria, verificando se realmente possui o tempo suficiente para realizar o pedido. O profissional atua com cálculos e demais juntada de documentos necessários a fim de se certificar se realmente poderá ser realizado o pedido.
Caso tenha sido realizada a análise e verificado que há a possibilidade de se aposentar, o interessado terá duas opções: realizar o pedido de aposentadoria sozinho pelo próprio site do “MEU INSS”, ou, outorgar uma procuração com poderes ao advogado para que este realize.
Inicialmente, o pedido será realizado pelo site de forma administrativa. O pedido ficará em análise pelo prazo médio de 60 (sessenta) dias. O Inss poderá deferir ou não o pedido e ainda solicitar a nova juntada de documentos pertinentes para continuação da análise.
Caso o pedido pelo INSS for indeferido de forma administrativa, o interessado deverá interpor o pedido por via judicial, se tratando de via judicial, obrigatoriamente deverá estar acompanhado por um advogado, onde somente o profissional poderá atuar.
Alguns documentos que podem ser solicitados para realização do pedido seriam os seguintes:
- Carteira de trabalho completa;
- Documento pessoal de identificação;
- Comprovante de residência;
- Cópia da procuração quando for o caso;
- Documentos rurais, quando for o caso;
- Ltcat e PPP’s para comprovação de periculosidade e insalubridade, quando for o caso;
O INSS poderá solicitar a juntada de mais documentos que julgar necessários, o advogado de aposentadoria possui um certo conhecimento sobre quais os necessários, mas nada impede que o órgão solicite a complementação desta documentação.
Quando falamos em concessão do benefício de aposentadoria, podemos remeter a ideia de SEGURANÇA FINANCEIRA, muitas vezes o idoso não possui mais capacidade de prover sozinho o seu próprio sustento, sendo o benefício a sua única fonte de renda para suprir suas necessidades.
Dessa forma, é de suma importância que o segurado contribua corretamente ao órgão e principalmente, não perca a qualidade de segurado.
QUANTO VOU RECEBER DE APOSENTADORIA?
Não há como mencionar qual o valor que será pago de aposentadoria, pois essa situação irá variar de cada caso. É preciso estar ciente que cada segurado possui um histórico de contribuições junto com o INSS, de forma que, as situações e valores serão diferentes.
A contribuição mínima atualmente é de 11% sobre o salário recebido, nada impede que o segurado contribua com maior valor a fim de que posteriormente quando se aposentar receba um benefício de maior valor.
Neste caso, desde antes de realizar o pedido, é interessante que o segurado consulte um advogado de aposentadoria e realize um planejamento previdenciário, este planejamento lhe trará informações sobre valores, tempo de contribuição e demais disposições do seu interesse para solicitar a sua aposentadoria. Esperamos que tenham gostado de nossas dicas e acompanhem nosso blog para ler mais sobre.