Hora Extra: Estratégias inteligentes para reduzir custos
Hora extra dentro das empresas brasileiras é um dos assuntos mais pautados, afinal, ao ter excesso de horas podemos presumir que o negócio está enfrentando uma desorganização empresarial, algo comum e frequente em microempresas e negócios de médio porte.
Claro que sempre existe uma solução para resolver essas questões, e ao adotar algumas estratégias para reduzir a quantidade de horas extras, com certeza será possível restabelecer o controle do negócio. Por isso, continue conosco e não perca nossas dicas.
Reduzindo a hora extra e restabelecendo o controle do negócio
Vamos encarar a realidade: a gestão de tempo pode ser um desafio real em muitas empresas, mas ela não é a principal vila quando o assunto é hora extra em excesso.
Se você neste momento delicado enfrenta esse cenário, este artigo será a luz que faltava para o seu empreendimento ganhar boatos, e começar a caminhar para o sucesso. Afinal, as dicas ajudam você a ter controle total sobre o negócio.
1. Cartão de ponto ou biométrico é fundamental
Sabe aquele relógio de ponto? Ele pode ser nosso melhor aliado no combate às horas extras. Invista um pouco de dinheiro em uma dessas máquinas, com certeza pode ser uma boa ideia dependendo do cenário que seu negócio está encaminhando.
O controle de ponto ajudará seu negócio a ter uma melhor visão da desorganização e ajudará a trazer ordem para a bagunça da hora extra.
O cartão de ponto ou biométrico não apenas registra certos horários dos colegas de trabalho, mas também entrega uma visão completa da situação da empresa. Simples assim.
Ao implementar essa primeira dica, podemos passar para a segunda que é, sem sombra de dúvidas, uma das mais importantes para serem adotadas.
2. Não se esqueça do banco de horas
E se a gente transforma as horas extras em algo mais flexível? O sistema de banco de horas é demais! Se precisarmos ficar um pouco mais, registramos o tempo e depois usamos essas horas para relaxar junto da família.
Muitos funcionários gostam do sistema de banco de horas, pois ele ajuda bastante, principalmente quando o funcionário precisa se ausentar graças a algum problema.
Através do banco de horas é possível ganhar aquela hora extra em excesso e, quando a empresa estiver com pouco trabalho em determinados setores cujas horas são altas, dar um agrado ao funcionário, possibilitando emendar feriados ou até mesmo esticar as férias.
Porém, antes de implementar essa dica, não deixe de ter aquela conversa camarada com os funcionários, pois isso é bastante importante para não haver descontentamento de nenhuma parte.
3. Melhorar processos úteis a diminuir a hora extra
Vamos falar sério, tem muito processo por aí que só atrapalha. Que tal analisar junto com a equipe e ver onde dá para cortar uns excessos e assim, reduzir uma hora extra? Não se preocupe, as mudanças levam tempo para surtir efeito, mas vale a pena ficar de olho.
O primeiro passo é analisar se não existe a possibilidade de automatizar determinada função de alguma forma.
Lembrar que a tecnologia pode ser nossa aliada é importante no ambiente empresarial e caso encontre uma solução de automatização certa, e ela caiba no bolso da empresa, não a deixe passar.
Através da automação será possível economizar o dinheiro gasto, isso poderá durar alguns meses, porém, com menos erros e custos desperdiçados de produção, rapidamente o gasto se obterá um lucro recorrente para o negócio.
Outro fator interessante que pode ser treinado é entender como cada funcionário trabalha. Não são todos que sejam bons em suas respectivas funções e sempre podem existir aqueles que se destacam em outros setores ou tarefas.
Logo, trocar tarefas entre a galera pode ser uma boa ideia para conhecer melhor a equipe. Vamos ficar de olho nas pausas, respeitar os intervalos e dar uma controlada na tentativa das redes sociais e celulares, que são fatores que afetam os erros na produção.
4. Um investimento no funcionário e no negócio
Além de todas as dicas para reduzir a hora extra mencionada acima, o que você acha sobre investir um pouquinho em treinamento? Pode parecer que estamos gastando agora, mas acredite, funcionários bem treinados rendem mais e gastam menos tempo.
Isso significa menos horas extras e mais eficiência no setor de produção. No fim das contas, todo mundo sai ganhando.
Bom, ao seguir essas quatro dicas que podem se chamar de: chave para redução das horas extras, você será um passo mais próximo de reencontrar a organização empresarial que acabou perdida no meio do caminho.
Lembre-se, isso é algo comum, afinal, não existe um tutorial simples sobre como administrar com maestria uma empresa. Todo empresário é suscetível de cometer erros, mas o importante é aprender com eles e não cometê-los novamente.
Por fim, uma conscientização da equipe e um sistema de incentivos, como metas e premiações, podem dar um empurrãozinho extra para os funcionários ficarem motivados, e isso também pode ser um fator que reduzirá a hora extra feita na empresa.