Google Analytics passo a passo para iniciantes
Para manter um site sempre nas primeiras páginas de pesquisa, é fundamental que você saiba como usar Google Analytics. Ele é a principal ferramenta do segmento e que faz toda a diferença nos resultados apresentados.
Sabendo utilizar essa ferramenta e extraindo o máximo dela, certamente você tem um outro tipo de relação com seu site, com seu público e consequentemente com o universo da internet de uma maneira geral.
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Se um site não tem o acompanhamento feito pelo Analytics, vai sofrer sérias consequências, como por exemplo não ter os resultados obtidos através dos investimentos feitos em SEO ou qualquer outra ação.
Em outras palavras, você não vai saber se o que fez está certo e está dando resultados, ficando totalmente alheio a esse tipo de diagnósticos, o que impede que cresça da maneira esperada.
Neste sentido, vamos dar algumas dicas de como usar Google Analytics, o passo a passo, desde o início para que você não se perca e tire o máximo de proveito dessa ferramenta tão importante no meio digital.
Criando sua conta
Primeiro, é necessário ter uma conta que você use constantemente no Google. Logo após, você confirma para qual tipo de serviço quer utilizar o Analytics, já tendo clicado na aplicação em si.
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Existem opções para aplicativos de dispositivos móveis, e até de websites, que é o caso em questão. Então é preciso que aponte qual o site com o endereço web, para que a plataforma possa confirmar.
Depois disso só precisa especificar a área de atuação, ou segmento e prosseguir com o cadastro. É muito importante prestar atenção nos dados colocados na plataforma, para que estejam corretos.
Instalando o código de acompanhamento
Depois de feito esse primeiro processo, é gerada uma gtag. É uma tag de acompanhamento, que vai fazer o link entre o seu site e os serviços do Google, trocando informações permanentemente.
Isso é importante, pois você está dando ao Google acesso total a todos os relatórios que são emitidos, desde o tráfego até interações diretas. Tudo o que pode ser rastreado e contabilizado, a plataforma vai incorporar.
Exatamente por isso que depois é possível ter acesso a gráficos e outros indicadores de alcance e de metas, pois quando você consegue utilizar o Analytics vinculado ao site, não precisa perder tempo fazendo tudo manualmente.
Google Tag Assistant
Acabamos de falar da tag gerada, e ela é sim muito importante. Mas para saber como usar Google Analytics, é fundamental que você cuide para que essa tag funcione perfeitamente sem nenhum tipo de erro.
Algumas vezes, quando inserida a tag diretamente no site, ela não funciona como o esperado, e a pessoa só percebe quando precisa de fato analisar os dados gerados pela vinculação, que neste caso não ocorreu.
Por isso, esse passo é tão importante quanto os outros, e também é uma forma de você conseguir uma prévia do que vão ser os relatórios entregues pelo Google Analytics, mesmo que seja fazendo pequenos testes.
Configurando o ambiente
A parte de configuração é a mais tranquila, e também aquela que garante uma maior flexibilidade. Nesse ponto você estabelece as vistas de prioridades, ou seja, o que você pode ver rapidamente e que é importante.
Existem diversas opções que vão ser escolhidas a partir do seu próprio gosto, seja por segmentação, ou por monitoramento geral, o que também é muito importante para que consiga ter uma prévia dos relatórios.
Assim, você pode ver muitas informações de uma vez só, ou focar no ponto que mais lhe interessa, obedecendo sempre o que mais importa, que nesse caso, é o tipo de retorno que a plataforma vai oferecer.
Dando os primeiros passos
Depois de tanta configuração para ter as melhores estratégias de como usar Google Analytics, é hora de definir algumas metas, e elas vão servir justamente para fins de comparação entre os serviços.
É nessa hora que você precisa também trabalhar em cima do funil de vendas e estratégias ligadas diretamente ao ecommerce, de maneira que possa obter os melhores resultados.
Isso ocorre porque a plataforma acaba entregando para você todas as necessidades nesse sentido, e você só precisa liberar o acesso para esse tipo de trabalhos que vão ser essenciais nesse sentido.
Faça integração das ferramentas
O Google Ads é uma importante ferramenta na área do marketing digital, e por isso é muito importante que você possa trabalhar com a vinculação entre essas duas funcionalidades.
Elas se complementam, e se a sua finalidade é ganhar dinheiro, pode ser uma dobradinha interessante, e basta marcar que você quer fazer a vinculação. Para isso, direcione também um público alvo.
Com essas dicas fica muito mais fácil aprender como usar Google Analytics, e entender como o mesmo funciona, bem como sua importância para o seu site e seu negócio, aumentando sempre as margens de lucro.