Conheça tudo sobre o novo estilo techwear
No panteão do estilo, a roupa técnica é tanto uma estética quanto uma filosofia. “Techwear” (abreviação de – você adivinhou – roupa técnica) é um termo abrangente que descreve uma abordagem à moda que coloca a função no centro de uma roupa. Embora as camisas de algodão e os sapatos de couro possam evitar a temida trindade “sem serviço”, eles estão longe de serem adaptáveis em um ambiente exigente.
Tecendo materiais técnicos em roupas Athleisure, a Public Rec é nossa escolha definitiva para roupas técnicas para quando o pai fica aquém do inclemente. Tecido flexível, zíperes ocultos e silhuetas simplificadas podem ser encontrados em quase tudo da marca.
Se você está procurando uma camisa de trabalho mais confortável ou uma calça que possa sobreviver ao apocalipse, aqui está tudo o que você precisa saber sobre roupas técnicas organizadas por maneiras práticas de usá-las.
Enquanto os álbuns de inspiração de moda podem restringir o “techwear” a jaquetas pretas, zíperes e bolsos extras, elas se encaixam em uma ampla variedade de estilos. Aqui estão os cinco tipos que você provavelmente verá.
Roupas urbanas
Urban techwear define uma ramificação do streetwear em que o vestuário técnico é estilizado com acenos para o futuro distópico retratado na mídia dos anos 80 e 90. Jaquetas GORE-TEX foscas, calças cargo pretas, sling bags, zíperes – você escolhe. Vestido em preto e cinza, dessa forma as roupas de tecnologia urbana parecem um cruzamento entre Solid Snake e Shadowrun.
Todas as convenções de estilo que tornam o techwear tão radicalmente diferente da típica linha de moletons e tênis do casual moderno são quase caricaturadas pelas roupas de inspiração militar e corte agressivo que o englobam.
Não se engane: vestir-se com tecnologia urbana fará com que você fique com uma aparência estranha no metrô. Mas tão sério quanto, as roupas são tão legais.
Homem Cinza Techwear
Aqui as roupas ainda parecem “tech”, mas chamam a menor atenção possível. Grey Man techwear é melhor descrito como vestuário técnico usado para não deixar nenhuma impressão.
Esse estilo leva o nome da comunidade de inteligência, onde um agente se misturaria a um ambiente enquanto ainda estava equipado com o equipamento certo. Entre as “operações negras” de capa e adaga e as “operações brancas” de bandeiras, vêm os neutros “homens cinzas”.
O cinza realmente é o novo preto
Quando se trata de roupas técnicas masculinas, o estilo Gray Man é uma coisa complexa. Sem surpresa, é tão funcional quanto os estilos mais tradicionais de zíperes e cargas que chamam a atenção online, apenas reduzidos esteticamente.
De fato, a maioria das peças do “Homem Cinza” espelha as silhuetas convencionais da moda masculina (por exemplo, a parka rabo de peixe, a calça de cinco bolsos), feita apenas com tecidos de alta tecnologia. Apenas as menores modificações (bolsões aninhados, juntas reforçadas) separam o Homem Cinzento do Velocino Vermelho.
Com roupas técnicas que ficam tão bem no escritório quanto em um churrasco com os meninos, esses tecidos são nada menos que a era espacial. Literalmente – o tecido em sua camisa Apollo é o mesmo material desenvolvido pela NASA para a temperatura corporal dos astronautas regulares em órbita (e é 19x mais respirável que o algodão). Roupas funcionais que não anunciam seus truques. Esse é o espírito do Homem Cinzento.
Roupas de desempenho ao ar livre
Vestuário de desempenho hardcore direto da fonte. Jaquetas GORE TEX. Cargas articuladas. Roupa exterior ultraleve. Quando se trata de uma roupa techwear ao ar livre, ela está na lista das “melhores roupas techwear”.
Historicamente, o vestuário técnico foi desenvolvido para atender às necessidades de apenas duas grandes partes: as forças armadas e a indústria ao ar livre. A jaqueta foi inventada por um homem ao ar livre de Seattle chamado Eddie Bauer depois que ele quase congelou até a morte em uma caçada.
Da mesma forma, o PrimaLoft foi inventado quase cinquenta anos depois como uma alternativa para todos os climas para os sacos de dormir dos soldados. Não é de admirar, então, que as roupas super funcionais desenvolvidas para a pior da Mãe Natureza possam se encaixar muito bem com roupas orientadas para a função de todos os tipos.
Outdoors Tech é um techwear projetado para a indústria ao ar livre, mas dobrado em roupas do dia a dia. Isso é tudo o que há para isso. Em cores prontas para a rua (leia-se: preto, verde-oliva ou cinza).
Substituindo tecidos técnicos em roupas convencionais.
Roupas super modernas são roupas técnicas projetadas como atualizações para peças tradicionais.
Em vez de enquadrar o vestuário técnico por meio de referências estéticas, coloque o uso de tecidos funcionais no contexto da história do vestuário. Para muitos, “techwear” não significa se vestir como um viajante espacial – em vez disso, significa aplicar a pesquisa de tecidos às demandas do mundo que vemos à nossa frente. Afinal, os jeans que conhecemos e amamos hoje foram desenhados séculos atrás. No entanto, à medida que as distâncias diminuem e as cidades crescem, talvez valha a pena uma reavaliação.
De todos os estilos de techwear, o Supermodern techwear é o mais acessível em termos de preço e usabilidade. Se foi o princípio da “função acima da moda” que o atraiu para o vestuário técnico, a Supermodernidade pode ser para você. O futuro é brilhante – e às vezes até elástico.
Para outros assuntos relacionado a moda, não deixe de conferir o nosso Blog!