Como saber se o cachorro está com frio? Veja 9 voas dicas!

Descobrir como saber se o cachorro está com frio é uma dúvida comum entre os tutores, especialmente durante as estações mais frias do ano.

Assim como os humanos, os cachorros também podem sentir frio, e é importante estar atento aos sinais que eles apresentam para garantir o seu conforto e bem-estar.

Cada cão reage de maneira diferente às baixas temperaturas, mas existem alguns comportamentos que são comuns entre os animais que indicam que sim, cachorro sente frio.

Neste texto, vamos explicar como saber se o cachorro está com frio, destacando 9 dicas para você perceber os sinais e ajudá-lo a se aquecer. Acompanhar!

Confira 9 boas dicas sobre como saber se o cachorro está com frio

1. Tremores ou espasmos musculares

Um dos primeiros sinais de que seu cão está sentindo frio é quando ele começa a tremer ou apresentar espasmos musculares.

Assim como os seres humanos, os cães tremem para gerar calor e tentar se aquecer. Se você notar que seu cachorro está tremendo sem estar excitado ou ansioso, é um sinal claro de que ele está com frio.

2. Procurando lugares mais quentes

Outra forma de saber se o cachorro está com frio é observar seus comportamentos em relação ao ambiente.

Se ele começa a procurar cantos mais quentes da casa, como perto de aquecedores, cobertores ou mesmo a cama do tutor, isso pode indicar que ele está tentando se aquecer. Quando o cachorro sente frio, ele naturalmente busca áreas com mais calor.

3. Letargia e falta de energia

Quando os cães estão com frio, podem se tornar mais letárgicos e com menos energia. Eles podem evitar brincadeiras e atividades físicas, preferindo deitar-se em um local confortável e quente.

Isso acontece porque o corpo está gastando muita energia para se manter aquecido, deixando-o mais cansado do que o normal.

4. Pelos arrepiados

Assim como os humanos ficam com a pele “arrepiada” quando estão com frio, os cachorros também podem apresentar esse comportamento.

Se você notar que os pelos do seu cão estão arrepiados, especialmente ao longo da espinha, isso é um sinal de que ele está tentando aumentar sua proteção térmica.

Isso acontece quando os músculos ao redor dos folículos capilares se contraem, elevando os pelos.

5. Ficar encolhido ou se enroscar

Quando o cachorro sente frio, ele pode tentar se encolher ou se enroscar em busca de calor. Isso é mais evidente quando o animal está deitado em uma cama ou no chão frio.

Se você perceber que seu cão está se encolhendo ou se enrolando em uma bola, é um sinal de que ele está tentando conservar calor e se proteger do frio.

6. Alteração no comportamento

Os cães que estão com frio podem também apresentar mudanças comportamentais. Se ele se torna mais irritadiço, recusa interações ou fica inquieto, pode ser um sinal de desconforto causado pelas baixas temperaturas.

Um cachorro sente frio como um desconforto físico, e isso pode afetar o seu estado emocional, tornando-o mais ansioso ou nervoso.

7. Patas geladas ou frias

As patas do cachorro, especialmente os cães de pelagem curta ou os que não estão acostumados com o frio, podem ficar geladas quando ele está com frio.

Se você tocar nas patas do seu cão e perceber que estão mais frias do que o normal, é possível que ele esteja tendo dificuldades para manter sua temperatura corporal em níveis adequados.

8. Se esconder em locais protegidos

Além de procurar locais quentes, alguns cães podem tentar se esconder em espaços mais protegidos, como debaixo de móveis, camas ou até mesmo dentro de caixas e armários.

Isso ocorre porque eles buscam abrigo de correntes de ar frio e tentam se proteger de uma forma instintiva.

Se você notar que o seu cachorro está se refugiando em lugares mais fechados, é importante verificar se ele está com frio.

9. Mudanças na alimentação

Embora esse sintoma seja menos comum, alguns cães que estão com frio podem até alterar seus hábitos alimentares.

Eles podem comer mais do que o normal em um esforço para gerar mais calor por meio da digestão, ou, ao contrário, podem perder o apetite devido ao desconforto gerado pelas baixas temperaturas.

Vale observar se o cachorro está comendo normalmente ou apresentando mudanças nesse aspecto. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *